Fazer SPAM: Oportunidade ou Tiro no pé?
Envio de “informativos” não solicitados é definitivamente uma contra-imagem para a sua empresa
Atire a primeira pedra quem nunca enviou um SPAM. A On3W tem mais de 20 anos de mercado web, e já experimentamos sim o envio de spam, e ele deu resultado em algum momento, nossos clientes adoravam esse método de divulgação, era muito mais barato do que imprimir folhetos e contratar alguém para distribuir na rua, ou ainda envelopar tudo e pagar a postagem nos Correios, para chegar na casa de alguém que nunca havia solicitado aquela correspondência.
A efetividade do SPAM já chegou a ser de 40%, e isso ocorreu numa fase em que a internet não tinha nem 10% de seu potencial explorado.
Com o advento busca orgânica, que trouxe o Google aos navegadores de todos os possíveis clientes da sua empresa, você acha mesmo que precisa incomodar seus futuros clientes com mensagens que entulham suas caixas postais e só tendem a ser vistas como indesejadas? Vou contar um dos milhares de casos (mensais) que acontecem aqui nas nossas caixas postais:
Recebi um SPAM de uma “empresa líder em e-mail marketing no Brasil”, da qual eu nunca vi nada na internet, ela foi direto pra caixa de spam do Google. O remetente era izMarketing e o assunto era Comece 2018 com clientes novos. Veja no printscreen abaixo como a mensagem foi recebida.
Spam funciona? Vamos refletir rapidamente sobre essa ação:
- Não conheço o remetente
- Meu sistema de e-mail é eficiente para filtrar SPAM, e já classificou esta mensagem imediatamente como lixo
- Esta é só uma das dezenas de mensagens que este remetente me enviou, todas com o mesmo blábláblá
- Minha caixa postal recebe dezenas de mensagens de SPAM por dia
- Oferecer algum produto ou serviço a alguém que não procura por ele, tem efetividade ínfima, algo próximo de 1% (e digo próximo porque é abaixo disso)
- Se eu quiser comprar algo, eu entrarei no Google e irei digitar minha busca por produto ou serviço lá
- Finalmente: Empresas sérias NUNCA enviam mensagens indesejadas, para não incomodar seus possíveis clientes, pense em Coca-Cola, TAM, Azul, Sadia, HP, Samsung, Apple, Siemens (você já recebeu alguma mensagem realmente deles (não de “parceiros”) sem que você tenha se cadastrado num mailing deles para receber?
- O esforço para adquirir um cliente novo é muito menor do que o esforço para consertar a sua imagem destruída, quando você presta um mal serviço
Depois de refletir sobre isso, as perguntas que se deve fazer são:
-Você quer que a sua empresa seja respeitada, tenha uma imagem séria e transmita confiança?
-Você colocaria um carro com alto-falantes no último volume, rodando nos bairros vizinhos da sua empresa, incomodando a todos, anunciando o seu produto ou serviço?
Se a resposta a qualquer uma das perguntas acima foi sim. Então você tem mesmo é que apostar no SPAM. Sua empresa não merece clientes bons, não merece uma posição de destaque no mercado, e só vai mesmo utilizar de métodos medíocres e vistos como inapropriados por qualquer pessoa sã.
É muito comum não saber o que fazer para se destacar corretamente na web, e atrair mais clientes, de forma honesta, que agregue à imagem da sua empresa, que respeite seus clientes ativos e possíveis novos clientes, que seja uma forma limpa e respeitável. Consistente, efetiva e absolutamente positiva.
E é por isso que temos consultoria web, com experiência de mais de 20 anos no mercado, para lhe orientar e basear-se nos resultados que a sua empresa pode ter com e-commerce, sites institucionais, hotsites, anúncios de links patrocinados tipo AdWords do Google, ou na nossa opinião uma das mais efetivas formas de se posicionar positivamente com seu público: SEO – busca orgânica do Google.
Entre em contato, vamos conversar!