E-mail marketing profissional

A mina de ouro de toda loja virtual: lista de clientes que já compraram

envio-de-email-marketingHoje eu fiz uma consultoria para um cliente que possui uma loja virtual em WooCommerce, no WordPress, e que não trabalha sua base de clientes que já compraram na loja.

Eu julgo esse, o maior erro de todo lojista virtual que não investe nesse tipo de ação: ignorar sua base mais preciosa de clientes, e não usar o e-mail marketing. Eis aqui o e-mail que enviei pra ele:

Pelo que levantei no seu WooCommerce, você precisará de um plano de e-mail marketing que cubra até 4500 e-mails. Esse número poderá ser reduzido quando começar a enviar as mensagens e limpar quem não é mais ativo, mas inicialmente usaria essa média.

Vi que tem um cadastro de newsletter no site, esse cadastro tem pouco menos de 200 e-mails, e já considerei na quantidade de contatos.

O serviço de e-mail marketing tem o custo atrelado à quantidade de contatos. Neste caso, ele custará R$ 252,00/mês e tem lá uns descontos se for pago por semestre ou anual. Esse custo, se você for considerar o potencial de comunicação com cada cliente, é ridículo! Sai R$ 0,056 por cliente! É mais barato do que imprimir folder e distribuir, mas tem a vantagem de saber se o cliente leu, e você pode usar os filtros, e enviar por exemplo só produtos masculinos para o cliente do gênero masculino. Isso aumenta sua assertividade.

Os valores são em reais, e o sistema que usamos é o que tem mais entregabilidade no mercado. E já testamos dezenas de sistemas e plataformas, inclusive já tivemos uma plataforma própria por alguns anos, mas nos últimos 15 anos no mercado, não vimos nenhuma plataforma de e-mail marketing que levada a sério, e configurada direitinho, tenha a mesma entregabilidade do que esse sistema.

A contratação é feita diretamente por você, e vocês são os donos da conta. O pagamento pode ser feito por PayPal, que é o recomendado, pois libera os recursos na hora.

A configuração precisará de um endereço de e-mail usado especificamente para tratar os disparos, e precisa também vincular a algumas configurações do DNS de seu servidor, mas podemos providenciar isso para vocês se quiserem.

Claro, se vocês preferirem, podem contratar e configurar sozinhos, mas acho que a economia neste caso, não vale a pena.

A On3W cobra muito pouco para fazer o setup de tudo e vincular o serviço ao cadastro de newsletter do seu site.

Se o seu desenvolvedor puder colaborar instalando a API do sistema, é possível inclusive colocar um plugin de recuperação de carrinho, e de outras funções no WooCommerce.

A criação da arte é tranquila, e pode ser feita por vocês ou pelo seu desenvolvedor do site, ou designer de preferência. Caso optem pela On3W para produzir esse modelo, o investimento da arte é pequeno também, e ele será utilizado mais vezes, só alternando quando tive um e-mail promocional tipo Dia dos Pais, ou Natal, que merece uma criação contextual do tema.

Depois de definido um modelo padrão para a maioria dos envios, vocês mesmos podem fazer os disparos na plataforma, é tranquilo, e tem tutoriais que ensinam a utilizá-la. Ou a On3W pode cuidar dos disparos, neste caso, o investimento por edição de e-mail marketing enviada é simbólico.

No WooCommerce, vinculado a essa plataforma, é possível ter campanhas automáticas de boas vindas, abandono de carrinho, aniversário e outros recursos, dependendo do que puder ser instalado no seu Woocommerce, até promoções de desconto em tempo real. Dá também para colocar os produtos direto do criador de e-mails na plataforma, e já linkar tudo.

Minha recomendação é que se faça um a dois disparos por mês, e que se configure o modelo de aniversário e de boas vindas. Esse é o básico para e-mail marketing.

E, se a base de dados tiver informações detalhadas, vocês podem definir outros tipos de abordagem, como segmentação por:

    • gênero,
    • cidade,
    • estado,
    • personalizar conteúdo relacionado à última compra do cliente,
    • recuperar boletos não pagos que tenham sido gerados no PagSeguro,
    • recuperar carrinhos abandonados que os clientes tenham feito login,
    • etc.

Isso vai requerer esforço do seu desenvolvedor também, pois é preciso fazer a plataforma conversar afinada com o site, mas depois de tudo feito, funciona redondinho. E, para não esperar que tudo seja preparado, eu já recomendo fazer manualmente a inserção dos e-mails e fazer o primeiro disparo.

A configuração depende das configurações com o servidor, e em geral isso está resolvido em 2 ou 3 dias, depende um pouco do tempo de resposta do servidor e do seu desenvolvedor. Mas acompanhamos isso se o setup tiver sido contratado.

Também posso lhe indicar onde contratar e vocês cuidam de tudo com seu desenvolvedor, mas repito: É a ação mais barata e importante que você pode fazer na sua loja virtual. Não deixe isso pra depois.

Desculpe pelo e-mail grande, mas não dava para ser superficial, procurei enxugar ao máximo a informação. Inclusive vou aproveitar e adaptar esse texto para virar um artigo e postar no blog para ajudar outros clientes! =)

Quando quiser dar prosseguimento, me avise.

Ficou curioso para conhecer a plataforma que utilizamos e recomendamos para nossos clientes? Então use nosso link de indicação e conheça a ferramenta: